Sisu oferecerá 235 mil vagas em 2019; estudantes já podem realizar pesquisa

23
views

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisuoferecerá no próximo ano mais de 235 mil vagas, em 129 instituições públicas de Ensino Superior.

O período de inscrição de será de 22 a 25 de janeiro de 2019, sendo que o resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. 

De acordo com o Guia Completo do Sisu, elaborado pelo Quero Bolsa, esse processo seletivo é “um sistema criado pelo MEC com o objetivo de democratizar e facilitar o acesso às vagas em instituições de ensino superior públicas. O Sisu, juntamente com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilita que o candidato possa aplicar para vagas em instituições públicas do Brasil inteiro”.

Para realizar a inscrição na plataforma do Sisu, é preciso que o candidato tenha participado do Enem 2018 e tenha obtido nota acima de zero na redação.

Neste ano, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência.

Veja também: Calendário do Sisu 2019

Confira as vagas disponíveis no Sisu 2019

Além do número total, o MEC também liberou nesta segunda-feira (17) a consulta de vagas do Sisu 2019/1, também conhecido como Sisu de primeiro semestre. 

A pesquisa pode ser realizada aqui, escolhendo o curso, instituição ou município. Além disso, o candidato também pode selecionar a lista completa de cursos, instituições ou municípios cadastrados no sistema.

Texto original extraído da Revista QB, parceira do Vestgeek.