Férias: como aproveitar o tempo livre para ganhar um trocado

1174
views

Se você está de férias da faculdade ou do trabalho e está pensando em aproveitar o tempo livre para fazer um dinheiro extra, este texto pode ser muito útil. Reunimos algumas dicas de como ganhar dinheiro nas férias sem a necessidade de um investimento financeiro alto.

Ideias para ganhar dinheiro nas férias 


Petsitter

Muitas pessoas não podem ter a companhia dos pets durante uma viagem e precisam encontrar alguém que cuide dos animais durante o período de ausência. Essa pessoa pode ser você!

petsitter vai até a casa do cliente para dar comida, água, carinho e realizar passeios com os pets enquanto os tutores estão ausentes.

É importante ter experiência no trato com animais e também estudar sobre o comportamento deles. No Youtube você pode encontrar diversos vídeos com dicas de especialistas que podem ser muito úteis.


Desapego

O período de férias é excelente para fazer uma arrumação completa em casa, não é mesmo? Durante a arrumação, separe itens (roupas em bom estado, objetos de decoração, livros, utensílios, etc) que você não tem intenção de usar mais e coloque à venda.

Limpe os objetos selecionados para venda, faça fotos bem iluminadas em cenário clean e publique em suas redes sociais. Caso tenha dúvida de qual valor cobrar, pesquise o preço cobrado atualmente pelas peças novas e, dependendo do estado de conservação do objeto, você pode cobrar entre 40% e 60% do valor de um novo. 


Aulas particulares

Fala uma outra língua ou domina uma matéria escolar? Pode ter alguém precisando de uma ajuda para aprender o idioma que você fala ou na matéria que você sempre passa com nota 10.

Faça anúncios nas suas redes sociais da sua disponibilidade para ensinar o tema que domina e peça aos seus amigos que compartilhem. Você pode dar aulas presencialmente na sua comunidade ou por vídeo, usando plataformas como o Skype ou chamada de vídeo do Whatsapp.

Ah, e se você ainda não está na faculdade, aqui vai uma dica para economizar dinheiro: Quero Bolsa! O Quero Bolsa é um site que reúne bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil.

Freelance 

Caso tenha alguma habilidade profissional, você pode conseguir facilmente ganhar dinheiro nas férias se encontrar quem está precisando dos seus serviços sem vínculo profissional. Essas habilidades podem ser desenvolver um website, traduzir artigos, fazer ilustrações, diagramação, dentre tantas outras.

Para ser encontrado por quem está precisando do que você tem a oferecer, é importante que você divulgue que está disponível para trabalhar como freelancer em determinada área. Faça cadastro em sites que tem como objetivo unir quem procura a quem oferece freela, como os 99freelas, GetNinjas, Workana, Trampos.co, etc.

Venda de comidinhas

Para quem se dá bem na cozinha, vender doces ou salgados pode ser uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro nas férias. 

Faça alguma receita que você domine e peça para seus familiares e amigos darem feedback, se aprovarem é só começar a estudar como iniciar as vendas e conquistar uma clientela. 

Você pode vender tanto pela internet e fazer entregas na sua região quanto saindo para encontrar o público em praças, pontos de ônibus, saída de empresas, etc. Ah, também vale ser criativo como esses irmãos que ficaram famosos pelo ” Rap do bolo de pote” 😉

As dicas acima exigem pouco ou nenhum investimento financeiro, mas exigem o seu precioso tempo. Tente dividir suas férias de forma que ainda consiga deixar um tempo para descansar. É possível ganhar dinheiro nas férias e ainda tem um tempo só para você, basta planejar bem e não esquecer de considerar sua saúde mental. 

Texto original de Maria Fernandes Alves na Revista QB, parceira do Vestgeek.