ENEM: Aprenda a montar um cronograma de estudo ideal

6972
views

Monte o seu cronograma de estudos

Um passo fundamental para um vestibulando começar bem o ano de preparação para o vestibular é montar um cronograma de estudos. A utilidade dessa ferramenta vai muito além de saber qual matéria vai estudar, porque ela permite que o estudante otimize a sua
rotina de estudos.

“Ter um cronograma de estudos é o diferencial para fixar e acelerar o processo de aprendizagem, e na criação de bons hábitos de estudo, ajudando o candidato a chegar ainda mais perto da universidade dos sonhos”, explica o gerente pedagógico e professor de Português do Descomplica, Eduardo Valladares.

É importante destacar que as rotinas estabelecidas nos primeiros cronogramas devem ser considerados como testes. Se não der certo, não se apavore, aperfeiçoe sua rotina e continue até que você encontre o match perfeito.

Veja abaixo dicas para montar seu cronograma.

CONHEÇA A SUA ROTINA


A primeira pergunta que surge é: quanto tempo tenho disponível? Para responde-lá, é necessário saber quais tarefas você costuma fazer no seu dia a dia. Portanto, anote anote todas as atividades fixas que você faz e os horários investidos nelas. Também é importante, caso necessário, cortar algumas atividades para que possa tornar a sua rotina mais flexível.

Além disso, anote quais serão os horários de estudos. “Prever os imprevistos” é fundamental para evitar transtornos, então adicione um determinado tempo como margem de erro, bem como anotar o tempo de descolamento, por exemplo, da escola para casa.


ESCOLHA OS MELHORES HORÁRIOS PARA ESTUDAR


Cada estudante rende melhor em um determinado horário. Enquanto uns se concentram mais facilmente no período matutino, outros no noturno etc. Escolha um horário que você se sente bem (se estiver diponível, claro).

Definida a etapa anterior, agora é o momento para estabelecer a quantidade de horas para cada atividade. Aqui, é natural que você queira dedicar mais tempo para as matérias que mais gosta, porém, dedique mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldades.

Logo após as aulas (cursinho presencial ou online), separe aproximadamente uma hora para organizar/ revisar as anotações feitas. Em seguida, crie um período para aprofundar os estudos. Por exemplo, especifique horários para cada tarefa:

  • Leitura do capitulo: 1h
  • Anotações/ resumos: 30 min
  • Exercícios: 45 min/ 1h


COMO DISTRIBUIR AS MATÉRIAS


Naturalmente, no início da semana estamos mais dispostos. Sendo assim, prefira colocar aquelas matérias que você tem dificuldades no início da semana. Além disso, tente revezar entre as áreas. Por exemplo: se no primeiro período da segunda-feira você pretende estudar física, então opte por adicionar uma matéria de humanas no período seguinte.

Se você não tem o dia inteiro disponível, o ideal é que estude duas matérias/dia. Nesta etapa, leve em consideração que seu corpo terá que se adaptar ao seu cronograma, portanto, opte por pegar leve agora, e aí, por volta do mês de abril/ maio, altere sua rotina para o modo hard, caso se sinta confortável.

 

AMBIENTE DE ESTUDO


A produtividade não depende apenas do planejamento semanal… Ter um local fixo de estudo permite que você tenha um ótimo aproveitamento. Logo, escolha um local calmo e livre de distrações para estudar. Deixo todos os materiais ao seu alcance, como livros, post-its, livros, água etc, assim você não ficará levantando a todo momento.

 

ESCOLHA UM MÉTODO DE ESTUDO


Os métodos fazem com que a aprendizagem seja potencializada. Existem diferentes
técnicas, confira algumas:

 

VOCÊ MERECE DESCANSAR E UMA HORINHA PRO LAZER


Por mais que você possa querer passar 7 dias/semana estudando, não faça! É nitidamente improdutivo. Adicione ao seu cronograma períodos para descansar e para lazer. Por exemplo, caminhar, assistir uma série, ir para academia etc.

Além disso, aos finais de semana, inclua um tempinho para sair, conversar com os amigos, ir ao cinema, ao parque, enfim, socializar.

 

PLANOS E ROTEIROS DE ESTUDOS


Já sei como começar a estudar, mas o que devo estudar? Relaxe, aqui no site tem vários planos de estudos, todos gratuitos. Clique aqui para acessar.


Fique de olho aqui no site e nas nossas redes sociais. Em breve, exemplos de cronogramas.

Gostou? Então compartilhe com o seus amigos.

 


Fontes: Guia do Estudante e Desconversa/ Descomplica.
Imagem destacada: Fabi Lima Blog.

Artigo anteriorSISU: MEC anuncia antecipação de inscrições; veja data
Próximo artigoSites simulam nota de corte do Sisu
Fundador e criador de conteúdo do projeto Vestgeek. Procrastinador nas horas vagas - e nas não vagas. Maratonista profissional de séries na empresa Netflix. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Goiás.
COMPARTILHAR