Dicas de como aprender inglês básico para o ENEM

475
views

Sempre teve dificuldades para entender outras línguas, e só aprendeu Verbo To Be na escola? Esse post é para você!

Não é de hoje que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige que o candidato escolha uma língua -Inglês ou Espanhol- para fazer 5 questões, que é parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A boa notícia é: A gramática está cada vez menos presente na prova, mas você precisa ter afinidade com o idioma.

Então, pensando nisso separamos algumas dicas que possam te ajudar a arrebentar na interpretação das questões e ir aos poucos pegando gosto pela língua. Let’s do it!

1- DUOLINGO

Para ter uma introdução à língua, o aplicativo duolingo é imprescindível para aqueles que ainda não sabem nada, e o melhor, é totalmente GRÁTIS. Ele basicamente te oferece desafios tanto de vocabulário quanto gramatical, e torna a aprendizagem muito mais divertida e desafiadora. Mas lembre-se, crie uma rotina, separe alguns minutos do seu dia para dedicar-se a ele, vai valer a pena. Além do mais, participe do fórum de dúvidas do aplicativo e use tudo o que ele tem para te oferecer.

 - Inglês
Duolingo

2 – OUÇA MÚSICAS EM INGLÊS E CANTE

Parece bobo, eu sei, mas você está entrando em um universo novo, então cuidado!

Geralmente, tudo que é novo precisa de adaptação, você precisa se familiarizar com o idioma, e nada melhor do que aumentar o som e cantar. Tente pronunciar palavra por palavra, depois deduza o significado delas e olhe a tradução. E aí, quantas acertou?

3- FRIENDS

Quem nunca ouviu falar que o seriado FRIENDS ajudou alguém a aprender inglês? Isso porque a linguagem é fácil, cotidiana e, fala sério, jeito fácil de estudar, né? Então, detalhamos melhor em dois outros tópicos e escolha o que você mais se sente confortável.

Foto Friends - Inglês
Friends/NBC/Reprodução

• Para quem já tem facilidade

⁃ Comece a ver os episódios, áudio e legenda em inglês. Se não estiver conseguindo acompanhar, pause e leia. Relaxa, você tem tempo;

⁃ Apareceu uma palavra que não conhece? Pause e pesquise a palavra para entender o significado.

• Para Leigos

– Se você não entende nada, vai ficar meio perdido se começar com áudio e legenda em um idioma que não é seu habitual. Então, a dica é: Assista um episódio com legenda em português, e depois assista-o de novo, dessa vez, com legenda em inglês. E não se esqueça, se não entender alguma palavra, pause e pesquise o significado (nada de Google Tradutor). Se prepare, porque você vai gostar!

4 – RESUMOS

Outro passo importante para essa jornada é escrever/digitar (em inglês) tudo aquilo que você entendeu do episódio daquela série ou filme que você assistiu no feriadão. Trabalhoso, mas eficiente!

Achou que só Português, Biologia e outras matérias escolares precisavam de resumos? Achou errado!

5 – NOTÍCIAS

Que tal começar a saber o que está acontecendo no mundo? Ler pequenas manchetes e notícias cotidianas na perspectiva americana/inglesa faz toda a diferença. Além de se manter informado, está dando um up no seu reading, que cai para nós, é muito importante para a prova do ENEM! Então, listamos alguns sites de notícias de fácil compreensão para iniciantes. Boa sorte!

VOA – Voice of American English News

The New York Times

The Daily Best

6 – SE DESAFIE!

Prática faz o aprendizado fluir, independente do que se é estudado. Então converse sozinha, invente personagens, detalhe seu cotidiano para você mesmo, ou para parede, você faz as regras! É válido errar, só não pode deixar de tentar, hein?

Aproveita e muda o idioma do celular e bate aquele papo em inglês com a Siri.

7 – ENEM

Por que não treinar inglês para o vestibular, refazendo algumas questões de provas anteriores? Essa, aliás, é uma das formas mais eficazes depois que já se treinou por um tempo os outros tópicos acima.

Clique aqui para conferir nosso post com todas as provas do ENEM.

No final, tudo é questão de criar o hábito e praticar, não desista! Estamos torcendo por você!