Ansiedade Matemática: Como superar o medo e estudar Matemática para o Enem

474
views

Ansiedade Matemática: Como superar o medo e estudar Matemática para o Enem

É normal que se tenha algumas dificuldades, principalmente na área de Exatas. Mas, algumas pessoas reagem emocionalmente de forma muito negativa quando precisam encarar problemas de matemática.

Essa ansiedade pode se manifestar de várias formas: fisiológica, com taquicardia, tremedeira ou sudorese; emocional, por meio de pensamentos depreciativos; e comportamental, com atitudes de fuga e procrastinação da disciplina.

Queda no desempenho

Os estudantes que sentem a Ansiedade Matemática passam a evitar ao máximo a disciplina. Também, não era para menos! Com todas essas reações diante ao que parece uma simples aula, tarefa ou prova de matemática, imagine como fica desempenho acadêmico: péssimo.

Segundo um relatório publicado em 2018 pelo Centro de Neurociência em Educação, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a Ansiedade Matemática pode atingir crianças a partir de seis anos e piorar ao longo da jornada escolar.

E se engana quem pensa que só as pessoas que já tem dificuldades de aprendizado ou na disciplina podem ser afetadas. A pesquisa, feita com 2.700 estudantes italianos e britânicos, mostra que 77% das crianças afetas pela Ansiedade Matemática têm notas normais.

Consequências futuras

Ainda de acordo com o estudo, as dificuldades prejudicam o desempenho e isso gera um círculo vicioso: a Ansiedade Matemática piora o desempenho e desempenho ruim aumenta a ansiedade.

E ainda pior: o medo de matemática pode fazer com que os estudantes evitem carreiras que exijam habilidades quantitativas. Quem não conhece alguém que desistiu de cursos como Engenharia pela dificuldade nas contas?

Matemática sem crise

Para que você não pense em desistir do vestibular ou daquela graduação que tem muitas matérias que envolve números, conversamos com professores de Matemática de canais do Youtube especializados em vestibulares, principalmente o Enem, que tem uma prova inteira dedicada à Matemática e suas Tecnologias.

Leia também: 7 sites para estudar a matemática do Enem
7 canais do Youtube para estudar matemática para o Enem 2019
Saiba como enfrentar a prova de Matemática no Enem com as dicas de um expert no assunto

Se você ainda tem dúvidas relacionadas a matemática básica, na hora de fazer um exercício mais complexo é bem provável que você “empaque”. O professor Rafael Procopio, do canal Matemática Rio, explica que a matemática exige um conhecimento sequencial: “É como se fosse a construção de um prédio. Não dá para construir os andares mais altos se os alicerces, a base, não estiver construída adequadamente”.

O mais adequado é começar a estudar os temas básicos e depois partir para os mais complexos. “Nesse caso é melhor o aluno dar um passo para trás para depois dar dois passos à frente”, orienta o professor Ferretto, do canal Ferretto Matemática.

O professor Guilherme Miguel Rosa, do canal Matemática em Exercícios, recomenda que os alunos busquem compreender o porquê das coisas, de onde surgem as fórmulas e não apenas fiquem decorando o conteúdo.

Matemática no Enem

No caso do Enem, é mais proveitoso que você acerte a maior parte das questões mais fáceis do que se preocupe em acertar todas as mais difíceis. É o que esclarece o professor Rafael: “quanto mais questões acertarmos dentro das mais fáceis, melhor será a nossa pontuação por causa da TRI (Teoria de Resposta ao Item)”.

Para entender o que é a TRI, leia: Nota do Enem: como funciona a TRI

Uma dica importante é praticar usando questões do próprio Enem. Assim você conhece as características dos exercícios do Enem e se adapta ao estilo da prova. Refazendo as provas anteriores, você ainda consegue revisar e treinar os conteúdos que mais caem, já que eles costumam se repetir.

Você consegue!”

Confira algumas matérias que mais caem no Enem, segundo os professores entrevistados:

Dica extra

O professor Paulo Pereira, do canal Equaciona Matemática, compara a matemática com a série Game of Thrones: extensa, complicada e parece sem sentido às vezes. “Mas que se dermos uma chance, se insistirmos e nos mantivermos firmes na vontade de aprender, logo começamos a entender e passamos até gostar”, garante o professor.

Nós, da Revista QB, desejamos que você supere seu medo de matemática e arrase no Enem! Bons estudos 😉

Manual do Enem

Quer encontrar os conteúdos de Exatas e das outras áreas que mais caem no Enem de graça e sem sair de casa? Acesse nossa plataforma Manual do Enem! Lá você pode estudar todas as disciplinas e ainda treinar com exercícios.

Texto de Giovana Murça da Revista QB.