8 dicas para colocar a matéria atrasada em dia

1
views

Você começou os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, mas deu aquela desanimada no meio do caminho e agora tem uma lista de matérias atrasadas? 

Nada de desespero, ainda dá tempo de se preparar para a prova! Há quatro meses do Enem, você deve ter consciência de que não é mais possível estudar todos os conteúdos de um cursinho que começa no início do ano, por exemplo.

A partir de agora, para correr atrás do prejuízo, é necessário acelerar os ritmos de estudos, com matérias mais resumidas e mais tempo de dedicação.

Para te ajudar a dar conta de todo o conteúdo necessário e mandar bem no vestibular, a Revista QB conversou com Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, e Megy Abrão, coordenadora do Cursinho da Poli de São José dos Campos. Então, confira 8 dicas para colocar a matéria atrasada em dia!

1. Organize seu espaço

Antes de começar os estudos, é preciso ter um local tranquilo, organizado, sem movimentação de pessoas: “Senão, o aluno perde a concentração e acaba tendo que ler várias vezes aquilo que está estudando”, orienta Megy.

No seu local de estudo, mantenha tudo o que você precisa sempre à mão, como cadernos e canetas, para evitar se levantar muitas vezes e perder a concentração.

2. Planeje seu tempo

De acordo com sua rotina, planeje quantas horas pretende estudar por dia, lembrando que o ritmo deve ser mais acelerado. “Faça um programa do que você irá estudar no dia, por quanto tempo irá estudar e cumpra a meta planejada”, enfatiza Megy.

Caso você só estude e não trabalhe, a dica da coordenadora Megy é: “Estude pelo menos de 4 a 4,5 horas por dia, no período oposto ao escolar, assim ainda irá sobrar tempo pra descansar”. Se você trabalha ou estuda em período integral, o conselho do diretor Cláudio é “estudar de segunda a segunda-feira, por pelo menos duas horas ao dia”. 

3. Acelere os estudos

Há poucos meses do vestibular seu ritmo de estudos precisa se acelerar. Mas, cada estudante tem uma rotina diferente, então é importante que você dê o máximo de empenho dentro do seu tempo possível. “É preciso ter um planejamento real e executável. Não adianta planejar seis horas de estudo e, na prática, estudar apenas uma hora, por exemplo”, aconselha Cláudio.

4. Dê prioridade a matéria atual

Não volte atrás para estudar a matéria atrasada, nem comece desde o início. Continue os estudos atuais, do plano de estudo desse mês por exemplo, mas reserve um tempo para ver o conteúdo perdido.

“Faça a matéria programada da semana e volte aos conteúdos anteriores, assim vc consegue colocar tudo em dia aos poucos”, recomenda Megy. A dica de Cláudio para quem está mais atrasado é reservar 60% do tempo para rever e recuperar a matéria perdida e os outros 40% para o conteúdo de sala de aula e atuais.

5. Se concentre

bom aproveitamento do tempo é crucial nesse processo de repor os conteúdos atrasados. Escolha um lugar silencioso e não se distraia com outras pessoas, conversas paralelas e redes sociais.

“É muito importante é desligar o celular no período de estudos. As interrupções das chamadas e mensagens prejudicam o andamento dos estudos. Sua mente deve estar nos estudos e não no que está rolando nas redes sociais, isso é bastante prejudicial no processo de assimilação dos conteúdos”, alerta Megy. 

6. Aproveite as férias

Aproveite o período de recesso não só para descansar, mas também para colocar a matéria em dia. Mas, sem deixar de lado os momentos de descanso, “que são essenciais para não chegar no dia do vestibular com uma curva de desempenho descendente”, completa Cláudio.

Se você está de férias da escola ou do trabalho, a coordenadora Megy aconselha reduzir o tempo de estudo para duas ou três horas por dia e dar prioridade às matérias que você tem mais dificuldade.

7. Intercale as disciplinas

A coordenadora Megy aconselha intercalar as matérias de Exatas, Humanas e Biológicas: “Quando estudamos a mesma disciplina por muitas horas, depois de um tempo, paramos de absorver os conteúdos e desperdiçamos aquelas últimas horas estudadas”, explica.

Como no início dos estudos o foco é maior, o diretor Cláudio também recomenda que sempre começar pela matéria que menos gosta e tem mais dificuldade.

8. Se dedique ao máximo

Sabemos que esse período de estudos para o vestibular não é nada fácil, mas é preciso muita dedicação e empenho agora para ter o resultado no final do ano. “Com equilíbrio e constância, é possível não só ficar em dia com a matéria como também chegar preparado no dia da prova”, assegura o diretor Cláudio.

Decisão, foco e disciplina são a chaves para o sucesso no vestibular. Quem faz mal, faz duas vezes. Se você não passar agora vai ter que fazer tudo outra vez no ano que vem. Pense sempre na recompensa depois, sua alegria em ver seu nome na lista dos aprovados e saber que você, só você é responsável pela sua conquista”, incentiva Megy.

Então bora pegar firme nos estudos e arrasar no vestibular?

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2019

Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mês e comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos 😉