5 livros indicados por Bill Gates para você ler durante o verão

22
views

O gênio norte-americano Bill Gates, tradicionalmente, compartilha em seu blog pessoal, o Gates Notesuma lista dos seus cinco livros preferidos do ano. Na última semana, o multibilionário divulgou suas melhores leituras de 2018 com uma variedade de temas nos títulos.

“Minha lista é bastante eclética este ano. De um guia prático sobre meditação a um mergulho profundo em armas autônomas e um suspense sobre a queda de uma empresa promissora, há algo para todo mundo”, disse em seu blog.

O fundador da Microsoft ainda recomenda que os livros são ótimos presentes para as celebrações de fim de ano. “Se você está procurando por um presente infalível para seus amigos e familiares, não há como errar com qualquer um desses”.

Conheça a lista e aproveite que dois títulos têm edições em português para você ler no verão ou presentear a família no amigo secreto!

Leia mais: 15 livros clássicos que todo universitário vai ouvir falar alguma vez na vida

A Menina da Montanha – Tara Westover

A primeira indicação de Bill Gates é “A Menina da Montanha”, de Tara Westover. A obra conta as memórias da própria autora, que entrou pela primeira vez em uma escola aos 17 anos, depois de crescer isolada em uma comunidade Mórmon.

“Eu nunca pensei que fosse me envolver com uma história sobre crescer em um lar mórmon pronto para o apocalipse, mas Tara é uma escritora tão boa que me fez refletir sobre minha própria vida ao ler sobre sua infância em uma situação extrema”, diz o americano, que elogiou a trajetória e a “sede de aprender” de Tara, que a levou a conquistar um PhD na Universidade de Cambridge.

21 Lições para o Século 21 – Yuval Noah Harari

Em “21 Lições para o Século 21”, Yuval Noah Harari, recorrente nas listas de Bill Gates, explora importantes questões da atualidade, como mudanças climáticas, guerras nucleares, terrorismo e fake news, e como o ser humano pode melhorar o mundo presente.

Bill Gates comenta em seu blog que o livro dá formas para processar o que acontece atualmente ao redor da Terra.

“Se 2018 te atropelou com o estado em que o mundo está, ’21 lições’ oferece um quadro bastante útil para você processar as notícias e refletir sobre os desafios que enfrentamos”, explica o multibilionário.

***

Esses são os dois livros com edições em português na lista de Bill Gates. Se você está estudando inglês e quer treinar para melhorar o idioma, as outras três indicações de Gates são ótimas oportunidades para você aprofundar seu vocabulário. Siga a lista:

Army of None – Paul Scharre (sem edição em português)

Fã de ficção científica, Bill Gates indica “Army of None: Autonomous Weapons and the Future of War”. O livro não é uma ficção, mas uma interpretação de Paul Scharre, ex-militar e agente da defesa norte-americana. Ele faz reflexões sobre uma guerra em que a inteligência artificial, principalmente armas autônomas (como drones), tenha autoridade para tomar decisões de combate.

“É um tema extremamente complicado, mas Scharre oferece explicações claras e apresenta os prós e contras de uma guerra conduzida por máquinas”, comenta Gates.

Segundo ele, mesmo não sendo o melhor assunto para uma leitura relaxante de férias, é difícil deixar de lado o olhar provocador sobre inteligência artificial na guerra colocado pelo autor.

Bad Blood – John Carreyrou (sem edição em português)

Depois que começou, Bill Gates não conseguiu parar de ler “Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup”. A obra de John Carreyrou conta a história da ascensão e queda da Theranos, startup americana de serviços de saúde e tecnologia.

“Esse livro tem de tudo: fraudes elaboradas, intrigas corporativas, histórias de capa de revista, relacionamentos familiares arruinados e o desaparecimento de uma companhia que já foi avaliada em quase 10 bilhões de dólares”, aponta o empresário.

Fundada em 2003, a Theranos garantia revolucionar os testes sanguíneos, afirmando que uma pequena quantidade de sangue de um paciente poderia gerar todo seu quadro de saúde. Mas a empresa passou a ser acusada de “fraude massiva” por não entregar o prometido.

A Forbes estima que Elizabeth Holmes, cofundadora e CEO, não possui mais fortuna pessoal – ela já foi de 4,5 bilhões de dólares.

The Headspace Guide to Meditation and Mindfulness – Andy Puddicombe (sem edição em português)

O autor de “The Headspace Guide to Meditation and Mindfulness” tem uma história curiosa. Andy Puddicombe saiu da faculdade e se transformou em um monge budista. Depois disso, virou palhaço de circo e mais tarde criou o aplicativo de meditação para as massas “Headspace” e, nesta obra, faz um guia para a prática.

“Eu tenho certeza que o Bill Gates com 25 anos de idade zombaria desse livro, mas Melinda (esposa de Gates) e eu entramos na onda da meditação recentemente”, conta Bill Gates, que afirma meditar 10 minutos de duas a três vezes por semana. “Se você está pensando em mindfullness, essa é a introdução perfeita”, recomenda.

O que achou das dicas? Quer recomendar algum livro que leu em 2018 pra gente? Aproveite o verão e boa leitura! 😉

Texto de Mathias Sallit da Revista Quero Bolsa