7 filmes para quem quer fazer intercâmbio e viajar mundo afora

32
views

Pensando em terminar a faculdade e sair por aí, conhecendo o mundo de país em país? Então chega mais, que estes filmes são para você! Veja esta lista com sete filmes que mostram pontos turísticos que você deve conhecer e que retratam a realidade cultural e comportamental dos lugares, além de, claro, falar com muito bom humor sobre os perrengues de quem já fez intercâmbio. Partiu?

Antes de Partir (2007) – IMDb
Este filme é para você assistir e tomar coragem de sair viajando por aí, sem medo ou preocupações. Conta a história de dois homens, um mecânico e um empresário, que são internados juntos no mesmo quarto de hospital em um tratamento experimental contra o câncer. Sabendo que têm poucos meses de vida, decidem fazer um antigo trabalho da faculdade chamado de “lista da bota”, uma lista em que você escreve seus desejos antes de morrer. Feito isso, fogem do hospital e embarcam em uma viagem pelo mundo para aproveitar os últimos dias de vida. Classificação indicativa: 10 anos.

Comer, rezar, amar (2010) – IMDb
Se você acha que viagens se tratam apenas de conhecer lugares novos, este filme vai mudar a sua cabeça. Liz, a protagonista, pensa que tem tudo na vida, até começar a perder tudo. Recém-divorciada e perante a várias mudanças, ela decide então sair de sua zona de conforto e embarcar em experiências novas em lugares diferentes por um ano inteiro. Dessa forma, Liz então parte para a Índia, Itália e Báli, e descobre que além de conhecer outros lugares, ela embarcou numa viagem de autoconhecimento. Classificação indicativa: 12 anos.

Capitão Fantástico (2016) – IMDb
Para pessoas que são do tipo “mochilão-hipster”, Capitão Fantástico conta a história de um pai que cria seus seis filhos longe da civilização em um ônibus chamado Steve. Numa rotina cheia de aventuras, a família então precisa encarar o mundo em uma reintegração na sociedade. Premiado, o longa é de reflexão e trata assuntos sérios como religião, família, filosofia, espiritualidade, liberdade… A lista é longa, mas é bom para entender que nem todas as culturas são parecidas com a sua, e que ao viajar, você vai se deparar com as mais inusitadas situações. Classificação indicativa: 14 anos.

Harry Potter (2001) – IMDb
Mesmo sendo um filme de total fantasia, Harry Potter mostra muito bem o mesmo processo que é debatido em “Capitão Fantástico”, de imersão em uma nova cultura, que até então era desconhecida. Harry, um garoto normal de 11 anos, é surpreendido em seu aniversário ao ter a casa invadida por um bruxo, dizendo que ele tem uma vaga na melhor escola de magia e bruxaria do mundo, Hogwarts, desde o dia em que nasceu. Confuso, mas disposto a mudar tudo o que conhece, Harry embarca em um novo mundo, que sempre esteve escondido dos seus olhos. E claro, mostra locações lindíssimas de Londres que você precisa conhecer quando passar por lá. Classificação indicativa: Livre.

Cartas para Julieta (2010) – IMDb
Não poderia faltar um romance nesta lista, não é mesmo? Sophie é uma checadora, aquela profissional que trabalha no jornal checando se todos os fatos apurados pelos jornalistas são reais ou falsos, mas sempre sonhou em ser escritora. Um dia, ela resolve viajar com o noivo Victor para Verona, na Itália, onde passariam a lua de mel antecipada. Ao perceber o desinteresse do seu noivo, a garota começa a visitar locais na cidade de “Romeu e Julieta” e junta-se a um grupo de voluntárias que respondem cartas amorosas. É interessante para conhecer os cenários de um livro bastante conhecido e para adicionar novos locais à sua lista de lugares para visitar antes de morrer. Classificação indicativa: 10 anos.

A Culpa é das Estrelas (2014) – IMDb
Também um romance, mas mais dramático que o anterior, A culpa é das estrelas conta a história de Hazel Grace, uma garota que luta contra um câncer terminal e utiliza uma máquina para conseguir continuar respirando. Forçada pelos pais a visitar um grupo de apoio, ela conhece Augustus Waters, um jovem por quem ela se apaixona e que a faz relembrar as coisas boas da vida. Trocando indicações de leitura, Gus decide usar o seu desejo para ir a Amsterdã com Hazel encontrar Peter Van Houten, autor do livro preferido dela. É um filme bem triste, mas assim como o primeiro, mostra partes do mundo com outros olhos, de modo a fazer parecer que você está realmente viajando com as personagens. Além é claro, de mostrar vários locais incríveis para se visitar em Amsterdã. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013) – IMDb
Este é um filme de fantasia urbana, já viu? Baseado em um livro de mesmo nome, conta a história de Clary que presenciou um misterioso assassinato em que o corpo sumiu e ninguém além dela viu os assassinos, em uma balada de Nova Iorque. Para piorar a situação, sua mãe foi sequestrada sem deixar vestígios. Agora, a garota precisa sair por aí, sozinha e sem saber em quem confiar para encontrar sua mãe e devolver o eixo natural das coisas. O que ela não sabia é que todas as histórias – de demônios, vampiros, fadas e seres sobrenaturais – são reais e que todos eles convivem diariamente com ela, em Nova Iorque. Classificação indicativa: 12 anos.

Já começou a escrever sua “lista da bota”? Conta aí para a gente nos comentários se você conhece mais algum filme para quem precisa daquela forcinha para se jogar de cabeça em um intercâmbio.

Fonte: Beco Literário